Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

CNN Headline News
supera MSNBC

A AP [29/3/05] informa que o canal CNN Headline News, um derivado da CNN, superou a MSNBC em número de telespectadores, ocupando o terceiro lugar entre as redes de notícias dos EUA. A emissora atraiu muito público novo ao reformular sua programação de horário nobre. Sua principal atração nessa faixa é um programa jurídico apresentado por Nancy Grace. A audiência do CNN Headline News no horário nobre chegou à média de 337 mil espectadores contra 328 mil da MSNBC, ambas muito atrás do 1.9 milhão da líder Fox News (dado referente ao primeiro trimestre de 2005).



Internet provoca queda no Post

Editores e executivos do Washington Post estão preocupados com a constante queda de circulação do jornal, que em parte se deve ao sucesso de seu sítio de notícias. Nos últimos dois anos, informa Frank Barnako [MarketWatch, 31/3/05], o Post apresentou queda de 5% nas vendas diárias, o que levou sua administração a realizar pesquisas com o público para descobrir como contornar o problema. Descobriu-se, em um dos grupos de pesquisa, que nenhum dos participantes entrevistados se interessaria por uma assinatura gratuita do Post por seis meses. Apesar de gostarem do jornal, eles alegam que costumam lê-lo no trabalho, pela internet. Mesmo que a versão online prejudique a circulação da edição impressa, os executivos não pensam em mudá-la ou em reduzir seu conteúdo. ‘A Rede deu ao Post alcance nacional e internacional, algo que não era viável com o jornal impresso’, afirma Jim Brady, editor-executivo do sítio.



FT quer permissão para imprimir na Índia

Num evento da Confederação da Indústria Indiana, o presidente do britânico Financial Times, Olivier Fleurot, disse que quer que seu jornal possa chegar a mais gente na Índia. Atualmente, a lei local permite que jornais estrangeiros possam ser importados, mas não impressos dentro do país. O ministro da Informação, S. Jaipal Reddy, admitiu que será estudada uma mudança da norma. Segundo o Asia Times [31/3/05], os exemplares do FT distribuídos na Índia atualmente são impressos em Dubai. O pedido de Fleurot veio apenas um dia após Rupert Murdoch, da News Corporation, pedir que os indianos abram seu mercado de comunicação para investimentos estrangeiros. Índia e China são interessantes para grupos internacionais porque, além da imensidão de seus mercados potenciais, são dos poucos lugares onde os jornais ainda ganham leitores.