Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Com avião no Hudson, WSJ inova capa

O Wall Street Journal publicou pela primeira vez em sua história, na semana passada, uma foto ocupando as seis colunas da primeira página. A imagem escolhida foi a do avião que pousou no rio Hudson, em Nova York, na quinta-feira (15/1). Segundo o porta-voz Robert Christie, da Dow Jones, os editores publicaram uma imagem menor nas primeiras edições, mas acabaram – diante do fascínio pela pauta – decidindo ampliar a foto nas últimas edições. Informações de Joe Strupp [Editor & Publisher, 16/1/09].

 

Post anuncia dois chefes de redação

O Washington Post nomeou dois chefes de redação, na semana passada, em um esforço para acelerar a fusão das redações das suas versões online e impressa. Os escolhidos, que vão dividir as tarefas na redação, são Elizabeth Spayd, que já foi editora das duas redações, e Raju Narisetti, ex-subchefe de redação do Wall Street Journal. Elizabeth é a primeira mulher a ocupar o cargo na história do diário e Narisetti, que nasceu na Índia, será o primeiro representante de uma minoria a alcançar o segundo cargo editorial mais importante do jornal. Em 2007, ele lançou um jornal de economia na Índia e já havia trabalhado com o editor-executivo Marcus Brauchli no WSJ. ‘Liz conhece a redação e sabe pensar o impresso e o online. Narisetti é um visionário em termos jornalísticos e entende para onde a mídia caminha’, opina Brauchli. Informações de Howard Kurtz [The Washington Post, 14/1/09].

 

Tribune lança versão em formato tablóide

O Chicago Tribune passou a ser impresso esta semana com um novo formato. Nos dias de semana, ele poderá ser encontrado nas bancas de Chicago na versão tablóide. Assinantes continuarão a receber o diário na sua versão maior, standard, que terá o mesmo conteúdo editorial, porém com diferenças pequenas em títulos, fotos e legendas por conta do novo tamanho. Segundo executivos do jornal, a iniciativa de publicar versões quase idênticas em dois formatos é pioneira nos EUA. O preço da versão tablóide não será alterado (US$ 0,75). O objetivo da mudança de tamanho é aumentar as vendas. ‘Muitos leitores pediram por um tamanho mais conveniente que contenha as mesmas informações’, afirma Tony Hunter, presidente do Chicago Tribune Media Group, publisher e executivo-chefe do diário. O rival Chicago Sun-Times já é impresso no formato tablóide. Informações de Phil Rosenthal [Chicago Tribune, 13/1/09].