Sábado, 15 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Com medo da violência, emissoras montam consórcio

Por Edição de Beatriz Singer (com Dennis Barbosa e Let em 20/04/2004 na edição 273

Preocupados com a segurança de seus jornalistas, cinco emissoras de TV americanas resolveram deixar um pouco de escanteio a competição e montar um consórcio de recursos para cobrir a guerra no Iraque. ABC, CBS, NBC, CNN e Fox News Channel concordaram em compartilhar uma única equipe cinematográfica que acompanhará o Exército americano em Faluja, cidade central da violência iraquiana desde que quatro americanos foram mortos em 31/3. A título de exemplo do perigo, um editor da CNN, Tomas Etzler, foi levemente ferido na cabeça e nas costas durante um ataque no dia 12/2, afirmou Eason Jordan, executivo-chefe de notícias da emissora. Desde que dois funcionários morreram no conflito em janeiro, a CNN reduziu sua equipe.

Segundo reportagem de David Bauder [AP, 12/4/04], as cinco emissoras também estão compartilhando informações sobre ameaças à segurança na região. O pool é composto por pessoas de diferentes organizações. A cobertura será complementada com material de serviços como a Associated Press Television News, que tem fornecido imagens independentes de Faluja. O disco de transmissão via satélite também está sendo dividido entre as cinco emissoras para reduzir as viagens nas perigosas estradas que ligam Bagdá a Faluja.

O pool consiste em um cameraman e um repórter da CBS News, um produtor da Fox News e um link da ABC News. O grupo viajará e operará sob proteção dos marines americanos, que tentam recuperar o controle da cidade.

A parceria entre emissoras rivais é pouco comum, mas utilizada em circunstâncias adversas, como os dias que sucederam os ataques de 11 de setembro de 2001. A participação da Fox no pool foi ameaçada quando o correspondente Oliver North reportou de Faluja apenas para sua emissora. Após uma reunião em 12/4, as emissoras acordaram que qualquer material adquirido por North em Faluja deveria ser disponibilizado a todas as cinco.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem