Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Com Obama e Clinton, CBS atrai jovens


As emissoras americanas CBS e NBC vivem em uma eterna guerrinha particular pela audiência de seus talk shows noturnos. Por muitos anos, a briga foi entre os apresentadores David Letterman e Jay Leno. No início de 2009, Leno deu lugar a Conan O’Brien, e a disputa continua. Por enquanto, Letterman tem saído na frente. Esta é a primeira vez em quase quatro anos que o seu Late Show with David Letterman lidera na preferência entre o público jovem.


Para Andy Donchin, diretor de investimentos de mídia da agência de publicidade Carat North America, em Nova York, o apresentador da CBS – no ar desde 1982 – atingiu um novo nível, aumentando o interesse da faixa etária de 18 a 49 anos. A semana passada foi especialmente preciosa para Letterman: na segunda-feira, o entrevistado foi o presidente Barack Obama; no dia seguinte, lá estava o ex-presidente Bill Clinton. De acordo com dados do instituto de pesquisas Nielsen, a presença dos líderes foi bastante benéfica para a CBS. A rival NBC declarou que a semana passada foi ‘fora do comum’ e que a emissora, por sua vez, se concentra em dominar a audiência de maneira consistente.


A visita de Obama ao Late Show atraiu mais de 7,2 milhões de telespectadores, e obteve a atenção de 90% a mais de jovens do que o Tonight Show, da NBC. A entrevista de Clinton teve 5,1 milhões de telespectadores. Na noite de quarta-feira [30/9], Letterman entrevistou Madonna. A cantora entrou no estúdio carregada por jogadores de hockey e comeu pizza com o apresentador. Com informações de Andy Fixmer [Bloomberg, 30/9/09].