Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Comcast deverá lançar canal para o público infantil

Em um acordo que poderá reunir as maiores estrelas do público infantil dos EUA, a Comcast Corp. está em negociações com o Public Broadcasting System, o Sesame Street Workshop e o HIT Entertainment para desenvolver a primeira emissora com 24 horas por dia de programação dedicada a crianças em idade pré-escolar.

A emissora, que ainda não teria um nome escolhido, não apresentaria comerciais e transmitiria programas de sucesso, como Barney & Friends, Sesame Street, Bob the Builder e Thomas the Tank Engine, entre outros. Os direitos destes programas são detidos hoje pelo Sesame Street Workshop, uma organização sem fins lucrativos, e pela HIT, companhia britânica que produz programação infantil.

Se o acordo for consolidado e o projeto, concretizado, a emissora liderada pela Comcast terá que enfrentar uma dura competição pela audiência de crianças entre dois e cinco anos de idade. No mercado já saturado, terá que disputar espaço com o Nickelodeon e o Nick Jr., da Viacom, e com o bloco Playhouse Disney, dedicado a este público no popular Disney Channel. A Time Warner, dona do Cartoon Network, também tem considerado a idéia de lançar um canal voltado a crianças em idade pré-escolar.

A Comcast, maior operadora de TV a cabo dos EUA, tornou a programação de conteúdo infantil sua maior prioridade. No começo deste ano, a companhia, com sede na Filadélfia, fez uma oferta pelos canais a cabo e direitos dos filmes da Walt Disney Co., mas encontrou resistência por parte do conselho diretor da Disney e de seus acionistas. Informações de Dow Jones [9/6/04].