Segunda-feira, 21 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº987
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > GIGANTES DA TV A CABO

Comcast anuncia compra da Time Warner Cable por US$ 45 bilhões

Por lgarcia em 13/02/2014 na edição 785

Tradução e edição: Leticia Nunes. Informações de Rupert Neate [“Comcast announces $42bn takeover of Time Warner Cable”, The Guardian, 13/2/14]

A Comcast anunciou nesta quinta-feira (13/2) que pretende comprar a Time Warner Cable (TWC) por US$ 45 bilhões (o equivalente a R$ 109 bilhões). Se a união for aprovada por reguladores, duas das maiores operadoras de TV a cabo dos EUA passarão a controlar mais de um terço do mercado. Antes do anúncio do acordo com a Comcast, a TWC havia rejeitado uma oferta de US$ 60 bilhões de uma empresa menor, a Charter Communications, que há oito meses tentava negociar a compra.

Robert D. Marcus, CEO da TWC, afirmou que a “combinação” será boa para acionistas, para os funcionários e para os consumidores. “A Comcast e a Time Warner Cable têm sido líderes nas inovações mais importantes da indústria nos últimos 25 anos, e esta fusão irá acelerar o passo dessa inovação”, ressaltou.

Já o CEO da Comcast, Brian Roberts, afirmou se tratar de uma “transação realmente especial” e se disse “otimista” sobre as chances de aprovação da compra pelos reguladores. “O acordo é pró-competição, pró-consumidor. Nós poderemos oferecer produtos melhores, internet mais rápida, mais canais, TV on demand em qualquer lugar”, completou. A Comcast é dona da rede NBC e do estúdio cinematográfico Universal, e a TWC tem entre seus bens o canal HBO e a revista Time.

A junção das duas empresas deve passar por uma investigação regulatória para avaliar sua dominância no mercado. Se aprovado, o acordo deverá criar uma companhia com cerca de 30 milhões de clientes. A Comcast tem cerca de 22 milhões de assinantes e a TWC, 12 milhões, com presença significativa em Nova York. As empresas já sinalizaram que estariam dispostas a abrir mão de três milhões de assinantes da TWC para conseguir a aprovação da compra.

Se o acordo tiver sucesso, será a segunda vez em pouco mais de um ano que a Comcast ajuda a remodelar o mercado de mídia dos EUA, já que a compra da NBC Universal – por US$ 17 bilhões – foi finalizada em 2013.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem