Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

ENTRE ASPAS > PÓS-VALERIE PLAME

Começa a temporada de publicação de livros sobre o caso

05/10/2005 na edição 349

Norman Pearlstine, editor-chefe da Time Inc., anunciou no começo desta semana que está escrevendo um livro sobre o uso de fontes anônimas no jornalismo. O livro deverá ser publicado em 2007 pela editora Nan A. Talese/Doubleday.


Pearlstine foi a primeira pessoa com algum envolvimento no caso Valerie Plame a anunciar um livro relacionado ao assunto. Ele afirmou que a obra será baseada na mais difícil decisão que teve que tomar em 37 anos de carreira: entregar as anotações do repórter Matthew Cooper, da Time, ao grande júri que cuida do caso.


‘Não é um texto confessional em primeira pessoa sobre a decisão’, disse o editor-chefe, complementando que trataria a questão junto ao contexto de como as organizações de mídia vêm usando fontes anônimas nas últimas três décadas. ‘Eu tenho algumas idéias sobre a natureza da relação entre repórter e fonte e algumas linhas de direção para o futuro em termos de como devemos lidar com estas fontes’, explicou.


Pearlstine afirmou que irá doar sua parte nos lucros do livro a organizações sem fins lucrativos de apoio a jornalistas. Informações do New York Times [4/10/05].


Rumores sobre livro de Judith


Há boatos de que Judith Miller estaria negociando com a editora Simon & Schuster para escrever um livro sobre o caso que a levou para a prisão. Segundo informações do blog Huffington Post, ela teria comentado com amigos que o contrato chegaria a US$ 1.2 milhão. Fontes da editora afirmam que ele é tão secreto que detalhes não são divulgados nem em documentos internos sobre novos negócios. De acordo com nota do Guardian [5/10/05], o livro deverá ser editado por Alice Mayhew, que trabalhou com Judith na confecção de seus livros anteriores: Germs e God Has Ninety Nine Names.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem