Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Compra da PanAmSat devolve liderança à Intelsat

A Intelsat, antiga detentora de monopólio internacional no setor de comunicação por satélite, anunciou a aquisição da americana PanAmSat por US$ 3.2 bilhões. Combinadas, as duas companhias terão 53 satélites operantes, o que faz do grupo novamente o líder mundial neste segmento.

Como explica reportagem da Economist [1/9/05], a fusão é estratégica para a Intelsat porque ela atuava mais no setor de telefonia, que está decrescendo graças ao menores preços das conexões por fibra ótica. A PanAmSat tem como foco principal a retransmissão de sinal de televisão, que tem crescido graças a ações como as invasões do Iraque e do Afeganistão. Esse tipo de serviço hoje corresponde a 67% do faturamento das empresas de satélites, segundo a consultoria Northern Sky Research.

Como ainda há dezenas de pequenas companhias atuando nesta área, é possível que a aquisição da PanAmSat seja seguida de mais consolidação de mercado. O único entrave pode ser o fato de que muitos satélites foram lançados por governos ou com apoio deles e, por estarem relacionados a questões políticas, não estão à venda.