Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Comunicação pública ganha doação milionária

A Fundação Ford anunciou que doará US$ 50 milhões a emissoras públicas americanas nos próximos cinco anos. Segundo a entidade, é a maior iniciativa de fomento à mídia sem fins lucrativos dos últimos 25 anos nos EUA. O maior beneficiado será o canal de TV PBS, que ficará com 20% do total, seguido da NPR, emissora pública de rádio, que embolsará 15%. Outras instituições, como a Link TV, rede dedicada a levar aos americanos informações sobre o resto do mundo, e o fundo de documentários de Sundance, também receberão parte.

Segundo o New York Times [10/5/05], a iniciativa provavelmente será criticada por setores conservadores, que vêem a Fundação Ford como financiadora de projetos esquerdistas. No passado, ela chegou a ser acusada de apoiar de forma velada os regimes comunistas.

Seu histórico de ajuda a meios de comunicação não-comerciais é extenso. Desde os anos 50 foram mais de US$ 400 milhões doados a esse setor, criando condições para a realização de projetos como o programa infantil Vila Sésamo e o desenvolvimento da tecnologia de closed captioning, com a qual deficientes auditivos podem acompanhar os programas televisivos por meio de legendas embutidas no sinal de transmissão.