Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1043
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Concurso vai mostrar efeitos do clima na África

23/06/2009 na edição 543

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a Fundação AFP e a fabricante japonesa de câmeras Olympus lançaram, no fim da semana passada, um concurso de fotografia para chamar a atenção para os efeitos das mudanças climáticas no continente africano. Batizado de ‘Picture This: Caring for the Earth’, o concurso irá retratar pessoas comuns que trabalham para reduzir os efeitos da mudança do clima de suas regiões.

Segundo Helen Clark, que dirige a agência da ONU, a iniciativa tem por objetivo ‘engajar as pessoas no processo de conter as mudanças climáticas’. ‘Através da fotografia você pode enfatizar imagens bastante fortes de um determinado tema’, defende ela. ‘Desta maneira, podemos ressaltar o cuidado e a preocupação que as pessoas na África têm por seu ambiente natural, o que elas vêem acontecer ao seu redor por conta das mudanças climáticas, quais são as ameaças que enfrentam, e usar isso para mostrar ao mundo o que precisa ser feito’.

A Fundação AFP, criada pela agência de notícias francesa Agence France-Presse para treinar jornalistas em países em desenvolvimento, alega que o projeto pode ajudar no combate à pobreza. ‘Nós acreditamos que a mídia deveria ajudar as pessoas a tomar decisões conscientes sobre suas vidas e acreditamos que isso pode reduzir a pobreza e promover o desenvolvimento’, diz Robert Holloway, diretor da Fundação.

O concurso será aberto para residentes de países africanos, que deverão apresentar uma foto ou um ensaio fotográfico, amador ou profissional. Informações da AFP [20/6/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem