Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1034
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Controle da internet ocorre até em países democráticos

13/03/2009 na edição 528

Depois de um apelo conjunto com a Anistia Internacional pelo fim da censura online, a organização Repórteres Sem Fronteiras divulgou, esta semana, um relatório com os países ‘inimigos da internet’, no qual examina a censura à rede e outras ameaças à liberdade de expressão online em 22 nações. ‘Os 12 inimigos da internet – Burma, China, Cuba, Egito, Irã, Coréia do Norte, Arábia Saudita, Síria, Tunísia, Turcomenistão, Uzbequistão e Vietnã – transformaram a internet de seus países em intranet a fim de evitar que seus habitantes tenham acesso a informação online indesejável’, afirmou a RSF.


A organização disse ainda que todos os países citados se distinguem não apenas por sua habilidade de censurar a mídia, mas também de perseguir internautas. Além dos 12 países considerados ‘inimigos da rede’, mais dez foram classificados como ‘sob vigilância’ por adotar medidas preocupantes que podem abrir o caminho para abusos – como a Austrália e a Coréia do Sul, onde ações recentes prejudicaram a liberdade da expressão online. ‘A internet não apenas está mais e mais controlada, como novas formas de censura estão surgindo baseadas na manipulação da informação’, declarou a RSF. ‘Organizar a postagem de comentários em sítios populares ou ainda ataques de hackers é uma estratégia também usada por governos repressivos para prejudicar o tráfego de conteúdo online’.


Cerca de 70 ciberdissidentes estão detidos atualmente por conta de informações postadas na rede. A China é a maior prisão para ciberdissidentes, seguida pelo Vietnã e Irã. O relatório completo da RSF pode ser baixado no sítio da organização. Informações da Repórteres Sem Fronteiras [12/3/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem