Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

ENTRE ASPAS > ENCICLOPÉDIA ONLINE

Controvérsias à parte, Wikipedia é líder em pesquisas

12/07/2007 na edição 441

A enciclopédia online Wikipedia registrou mais de 20 milhões de visitantes únicos ao mês no ano passado, tornando-se o endereço mais procurado para informações e notícias na internet, revelou uma pesquisa da Nielsen//NetRatings. Em maio, a Wikipedia teve 46,8 milhões de visitantes únicos, 72% a mais que o mesmo período de 2006. Em todos os meses de 2007, a enciclopédia também foi a mais acessada para notícias e informações, ficando acima do sítio Weather Channel, da Landmark Communications, por margem considerável de cerca de 10 milhões de visitantes.


O sítio, operado pela organização sem fins lucrativos Wikimedia Foundation Inc., tem milhares de editores e administradores que editam os verbetes, escrevem novos e corrigem erros eventuais. Embora o formato aberto do sítio seja muitas vezes criticado – já que as páginas estão sujeitas a vandalismo online e informações errôneas –, o modelo de colaboração mostra-se bastante forte, especialmente quando um grande evento acontece e as páginas são atualizadas quase em tempo real. ‘É como um ser vivo, constantemente em crescimento’, compara o vice-presidente de marketing da Nielsen BuzzMetrics, Max Kalehoff, que fez a pesquisa no sítio.


Rápido demais


Recentemente, a natureza colaborativa se viu no meio de uma controvérsia, em relação às mortes do lutador profissional Chris Benoit, de sua mulher, Nancy, e do filho dos dois. A página de Benoit na Wikipedia foi atualizada com a informação da morte de Nancy 14 horas antes das autoridades descobrirem os corpos na casa do lutador, em 25/6. O IP (número que identifica um computador conectado à internet) do usuário que escreveu a notícia estava registrado em Stamford, no estado de Connecticut – sede da promotora de lutas World Wrestling Entertainment (WWE), de que Benoit fazia parte.


Um internauta anônimo escreveu posteriormente no sítio de notícias Wikinews que havia sido o autor da informação, mas que se tratava de ‘uma incrível coincidência’. A pessoa, que negava ser afiliada à WWE, dizia que havia postado o dado após ler ‘rumores e especulações sobre o tema’ na internet. Suspeita-se que Nancy e o filho teriam sido assassinados pelo lutador, que posteriormente teria se suicidado. Informações de Alex Woodson [Hollywood Reporter, 8/7/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem