Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

CADERNO DO LEITOR > TAILÂNDIA

Correspondente da BBC acusado de insulto ao rei

06/01/2009 na edição 519

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), com sede em Nova York, pediu a um policial da Tailândia que retire as queixas contra o correspondente da BBC Jonathan Head, acusado de difamar a monarquia do país. Se julgado e condenado, ele pode enfrentar até 15 anos de prisão. As autoridades tailandesas ainda não decidiram se irão abrir queixa formal contra o jornalista.

Head foi acusado de difamar o rei por duas vezes. Na primeira, em maio, foram apresentados artigos do sítio da BBC – alguns nem escritos por ele – e uma foto em que o jornalista aparece cumprimentando o ex-primeiro ministro Thaksin Shinawatra, tirada antes de uma entrevista em 2001. Shinawatra, acusado de corrupção e abuso de poder, foi tirado do governo em um golpe em 2006. Críticos alegam que o ex-premiê tentou se apoderar do poder real e não respeitava o rei. A segunda acusação contra Head diz respeito a um artigo publicado no início de dezembro em que o repórter especulava sobre a relação entre a monarquia e os protestos anti-governo que fecharam os aeroportos do país por oito dias.

Cidadão

Grande parte da população tailandesa venera o rei Bhumibol Adulyadej, de 81 anos. O policial Wattanasak Mungkandee, que abriu as queixas contra Head, afirma que, ‘como cidadão tailandês’, decidiu que precisava fazer algo ‘para que os jornalistas estrangeiros soubessem que os tailandeses não estão satisfeitos com aqueles que escrevem coisas ruins sobre a família real’.

O CPJ declarou que é hora das queixas, que classificou de ‘absurdas’, serem retiradas. ‘As matérias de Head levantaram questões importantes sobre a deterioração da situação política da Tailândia e ele deveria poder reportar sem medo de represálias oficiais’, afirmou Bob Dietz, da organização. Informações de Michael Casey [AP, 26/12/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem