Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Credibilidade da imprensa abalada no Canadá

O Canadian Media Research Consortium fez uma pesquisa com 3.012 canadenses entre novembro e dezembro de 2003, com o objetivo de analisar a credibilidade da mídia no país. Os resultados foram divulgados na última semana, durante o Banff Television Festival. O estudo descobriu que 76% dos pesquisados acreditam que jornalistas e organizações de mídia são influenciados por interesses e pessoas de poder.

‘Eu acho que a mídia tem que começar a melhorar seu trabalho para demonstrar sua independência’, afirmou a pesquisadora Donna Logan, diretora da escola de jornalismo da University of British Columbia. ‘Os canadenses sentem que os repórteres são influenciados por membros do governo, burocratas, grupos poderosos e pessoas ricas’, disse ela.

A pesquisa questionava se os canadenses achavam que as organizações de notícias eram independentes ou se eram influenciadas por pessoas e organizações poderosas. Também era perguntado se as reportagens publicadas no país são imparciais com frequência, às vezes, raramente ou nunca.

Dos pesquisados, 42% disseram que as reportagens são imparciais apenas às vezes; 37% consideram que geralmente elas são imparciais; 15% votaram em raramente; e 3% afirmaram que elas nunca são imparciais.

Quase metade – 48% – dos entrevistados disse que acredita que a mídia ajuda a sociedade a resolver seus problemas. Um em cada três canadenses acha que as reportagens não são precisas. Mesmo assim, segundo os resultados da pesquisa, os canadenses preferem obter informações da imprensa canadense. Apenas 15% dos pesquisados disseram assistir a noticiários americanos, e 35% afirmaram que nunca assistem a noticiários dos EUA. Informações de Judy Monchuk [Canadian Press, 14/6/04].