Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1008
Menu

ENTRE ASPAS >

Crise atrasa venda de direitos de transmissão

16/12/2008 na edição 516

A crise financeira atingiu as Olimpíadas. O Comitê Olímpico Internacional (COI) resolveu esperar até o segundo semestre de 2009, quando será escolhida a cidade sede para os Jogos de 2016, para negociar a venda de direitos de transmissão nos EUA. Normalmente, o órgão não espera a definição da cidade para começar as negociações, mas, ‘neste clima econômico’, afirmou o presidente da comissão financeira do COI, Richard Carrion, ‘não é um bom momento para começar a conversar’. Carrion lembra que as previsões indicam tempo ruim no mercado publicitário e, por isso, o órgão não colocará energia nas negociações por agora.

A escolha da cidade sede para os Jogos de verão de 2016 será feita em outubro do ano que vem, na Dinamarca. As quatro candidatas são Rio de Janeiro, Madri, Chicago e Tóquio. O COI irá vender os direitos de transmissão em um pacote para as Olimpíadas de inverno de 2014, em Sochi, na Rússia, e para os Jogos de 2016. Para as emissoras americanas, ter Chicago entre as possibilidades também serve de motivo para esperar mais um pouco, já que a transmissão dos Jogos na Rússia não é algo tão atrativo, por conta do fuso horário – são nove horas de diferença com relação à Costa Leste dos EUA. ‘É uma questão de eliminar a dúvida. É muito mais fácil estipular uma oferta se você sabe exatamente onde os dois eventos serão’, ressaltou Carrion.

Conversas informais

Os Jogos Olímpicos de verão não são realizados nos EUA desde 1996, quando a cidade sede foi Atlanta. O COI espera ofertas mais altas das emissoras americanas caso Chicago saia vencedora da próxima disputa. Segundo Carrion, já houve conversas informais com representantes das redes de TV, entre elas a NBC, ABC/ESPN e Fox, sobre as negociações. ‘Por agora, eu acho que o clima é bastante negativo na economia e espera-se que o mercado publicitário enfrente queda’, afirmou.

As negociações americanas para os Jogos de 2010 e 2012 ocorreram em junho de 2003, antes de Vancouver e Londres serem escolhidas como cidades sede. A NBC derrotou a Fox e a ABC/ESPN em uma oferta de US$ 2,2 bilhões (mais de cinco bilhões de reais). Em 1995, a emissora já havia obtido os direitos de cinco Olimpíadas, de 2000 a 2008, em um pacote de US$ 3,5 bilhões. ‘Nós certamente esperamos ver a NBC de volta [nas próximas negociações]’, diz Carrion. ‘Eles sinalizaram que gostariam de voltar’. Informações de Stephen Wilson [AP, 10/12/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem