Sábado, 19 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1059
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Cuba não permite que blogueira receba prêmio nos EUA

15/10/2009 na edição 559

Yoani Sánchez, blogueira mais famosa de Cuba, não recebeu permissão do governo para viajar aos EUA a fim de receber o prêmio de jornalismo Maria Moors Cabot, na Universidade de Columbia, em Nova York. Yoani mantém o blog Generación Y, crítico ao regime comunista.


O prêmio – cuja cerimônia de entrega foi na quarta-feira [14/10] – homenageia jornalistas do Hemisfério Norte que contribuem para o entendimento interamericano. ‘Estou desapontado com a recusa do governo cubano em deixar Yoani Sánchez viajar a Nova York para receber o prêmio Moors Cabot’, desabafou Nicholas Lemann, reitor da Escola de Jornalismo da Universidade da Columbia. ‘O governo cubano tem que valorizar o trabalho de Yoani como um sinal de que jovens cubanos estão prontos para conduzir o país a um futuro melhor – um que tenha uma imprensa livre, merecida pelo povo cubano’.


O blog de Yoani é amplamente lido no exterior e ganhou admiração internacional. Ela foi selecionada pela revista Time como uma das personalidades mais influentes de 2008. No entanto, sua leitura em Cuba é limitada, porque o acesso à internet é fortemente monitorado e restrito na ilha. Autoridades cubanas, que em geral descrevem os críticos internos como traidores apoiados pelos EUA, acusam a blogueira de ser uma ‘dissidente profissional’ a serviço da ‘máquina de propaganda anti-cubana’.


O blog de Yoani, no qual ela escreve crônicas da vida em Cuba, recebe 14 milhões de hits por mês. Ela também tem uma conta no Twitter, com mais de sete mil seguidores, mas informou na quarta [14/10] que não estava conseguindo mais mandar mensagens de sua conta, pois seu celular havia sido bloqueado. Seu livro, De Cuba com carinho, será lançado no Brasil pela editora Contexto. Informações de Michelle Nichols [Reuters, 13/10/09].



Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem