Sábado, 15 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Dan Rather já tem substituto

08/02/2005 na edição 315

Peter Johnson, do USA Today [2/2/05], e Howard Kurtz, do Washington Post [3/2/05], informam que Bob Schieffer, correspondente de Washington da rede CBS, é o substituto interino de Dan Rather no cargo de âncora do telejornal noturno da emissora, o CBS Evening News.

Quando ainda se investigava em que circunstâncias Rather levou ao ar documentos considerados falsos sobre a carreira militar de George W. Bush no programa 60 Minutes, ele anunciou que, em março desta ano, deixaria o posto de âncora da emissora.

Schieffer tem ampla experiência como apresentador, pois ancorou o Evening News todos os sábados, entre 1976 e 1996, e hoje está à frente do Face the Nation. Aos 67 anos, tem fama de justo e brilhante. No ano passado, Bush e John Kerry concordaram que ele fosse o moderador do terceiro debate televisivo da corrida presidencial. O veterano ficará no Evening News pelo tempo necessário para que se desenvolva um novo formato de programa, que, especula-se, terá múltiplos âncoras. O objetivo da CBS é recuperar audiência para seu telejornal, que hoje perde para os similares das duas principais concorrentes, NBC e ABC.

Em 2/2/05, Rather e Schieffer estiveram no tradicional almoço que o presidente americano oferece aos âncoras das grandes redes de TV americanas no dia de seu discurso sobre o estado da nação. Foi a primeira vez que o atual âncora do Evening News encontrou Bush após o incidente do 60 Minutes, e eles conversaram cordialmente. Segundo Johnson, Rather teria ficado chocado porque o presidente de jornalismo da CBS, Andrew Heyward, não o notificou de que seria substituído por Schieffer, mesmo depois de a informação ter vazado para a imprensa. A situação na emissora é tensa. Caso a edição de quarta-feira do 60 Minutes acabe, Rather teria que entrar na equipe da versão dominical. No entanto, sabe-se que os colegas do programa estão irritados com ele e os outros profissionais que fizeram a matéria sobre o período em que Bush serviu na Guarda Nacional, pois ela teria manchado o nome do programa.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem