Domingo, 17 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1063
Menu

CADERNO DO LEITOR >

Dan Rather pede a Obama que salve a imprensa

31/07/2009 na edição 548

Em um fervoroso discurso no centro de pesquisa Aspen Institute, o jornalista Dan Rather, ex-âncora da CBS, afirmou que o presidente Barack Obama deveria formar uma comissão na Casa Branca para ajudar a salvar a imprensa dos EUA. ‘Eu pessoalmente encorajo o presidente a criar uma comissão para a mídia’, disse, reforçando que isto possibilitaria a sobrevivência da democracia americana. ‘Uma imprensa verdadeiramente livre e independente é o coração pulsante da democracia e da liberdade. Isto é algo com que todo cidadão deveria se preocupar’.


A comissão, segundo ele, daria recomendações sobre como salvar empregos na área e como criar novos modelos econômicos para manter vivas as organizações de mídia. Rather trabalha como repórter há quase seis décadas e atualmente apresenta o Dan Rather Reports na HDNet – disponível apenas na TV em alta-definição. O veterano jornalista justificou que há precedentes para que comissões deste tipo sejam criadas, como as que foram usadas para ajudar outros setores em crise.


Queixas


A influência política e empresarial nas redações e a união cada vez maior da cobertura noticiosa com a de entretenimento causaram, na opinião de Rather, queda de qualidade e empobrecimento dos noticiários, além de uma diminuição do jornalismo investigativo e internacional. ‘Sinto muito pela cobertura das guerras. Não há desculpas, tanto como jornalista como cidadão, para deixar os soldados lá lutando, morrendo, sangrando, e não divulgar ou não dar destaque’, desabafou, reforçando que a prioridade no seu programa é a cobertura da guerra no Afeganistão. Em 2006, Rather deixou a CBS, depois de admitir que não podia comprovar a autenticidade de documentos apresentados em uma edição do programa 60 Minutes sobre o então presidente George W. Bush. Informações de Andrew Travers [Aspen Daily News, 29/7/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem