Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

De olho na comunidade hispânica

A disputa entre o presidente George Bush e o senador John Kerry nas eleições presidenciais americanas está cada vez mais acirrada e se expande para outras esferas de eleitores. Os concorrentes brigam agora pelos votos da população hispânica nos EUA. Principalmente em estados como Flórida, Novo México, Ohio e Pensilvânia, as campanhas dos candidatos vêm gastando rios de dinheiro em comerciais voltados aos 40 milhões de latinos que residem em território americano.

Ainda assim, este seguimento da sociedade não parece receber sua devida importância em momentos cruciais para a decisão eleitoral. Na semana passada, a Comissão Para Debates Presidenciais nomeou jornalistas para serem moderadores nos debates. Entre os escolhidos, não havia nenhum latino, e todos os jornalistas eram brancos.

Na opinião de Joe Peyronnin, vice-presidente da divisão de notícias do canal Telemundo, de língua espanhola, a questão não é a competência e o talento dos jornalistas escolhidos, mas a falta de representatividade da parcela hispânica da população, que tem suas próprias questões, preocupações e anseios. Informações de Peter Johnson [USA Today 18/8/04].