Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1016
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Dean contratou blogueiros em campanha

18/01/2005 na edição 312

Dois blogueiros foram contratados como consultores pela equipe de Howard Dean durante a campanha das primárias do Partido Democrata, no ano passado. O objetivo era que os dois internautas divulgassem informações positivas sobre o ex-governador, afirmou Zephyr Teachout, ex-assessora da campanha de Dean, em revelação na semana passada em seu próprio blog, o Zonkette.

Os blogueiros contratados foram Jerome Armstrong, que publica o MyDD, e Markos Zuniga, autor do DailyKos, um dos blogs mais procurados. ‘Para ser clara, os blogueiros nunca se comprometeram em ajudar a campanha de Dean em troca de pagamento – mas, internamente, nosso objetivo era conhecido’, disse ela.

De acordo com William M. Bulkeley e James Bandler [The Wall Street Journal, 14/1/05], Zuniga conta que recebeu US$ 3 mil mensais por quatro meses, e ressaltou que, neste período, manteve um recado em seu blog dizendo que trabalhava para a campanha de Dean como ‘consultor técnico’.

Zephyr disse que o contrato com os blogueiros nunca explicitou a promoção do candidato, mas a coordenação da campanha queria mantê-los longe do contato com candidatos rivais. A ex-assessora justificou a decisão de revelar as informações por uma preocupação com o crescente sucesso dos blogs. Para ela, quanto mais as pessoas recorrem aos blogueiros para obter notícias, mais eles ‘têm a responsabilidade de ser completamente transparentes’.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem