Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Debate aborda notícias pagas

Monica Lewinsky participará de um debate sobre entrevistas pagas em Edimburgo, na Escócia, no fim de agosto. Parte do Festival Internacional de TV do MediaGuardian, a mesa-redonda intitulada ‘chequebook versus notebook’ contará ainda com a presença da suposta ex-amante de David Beckham, Rebecca Loos, e do relações públicas Max Clifford, agente da moça.

Em 1999, a ex-estagiária da Casa Branca que ficou famosa por seu caso com o ex-presidente Bill Clinton recebeu 400 mil libras por uma entrevista no Canal 4 britânico e recentemente concedeu uma entrevista para a ITV – que coincidiu com o lançamento do livro de memórias de Clinton. Mesmo não tendo sido paga por sua primeira entrevista após o escândalo com o ex-presidente, concedida à jornalista Barbara Walters, da rede americana ABC, a publicidade gerada por ela ajudou Monica a começar uma carreira de apresentadora de TV e celebridade.

Já Rebecca Loos arrematou – estima-se – cerca de 800 mil libras em entrevistas sobre seu suposto caso com Beckham. Segundo Claire Cozens [The Guardian, 2/8/04], o tablóide News of the World sozinho pagou à Rebecca 350 mil libras para ter acesso às mensagens de texto enviadas pelo jogador para seu celular.

O debate será mediado pelo apresentador da BBC Sian Williams e terá ainda a participação de David Yelland, ex-editor do Sun; Steve Anderson, responsável pelas seções de notícias, arte e religião na ITV; e Peter Horrocks, chefe de notícias da BBC.