Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Demissão de editores causa revolta em Bangcoc

Cerca de 100 funcionários do Bangkok Post, jornal mais antigo em inglês da Tailândia, vestiram preto na segunda-feira (29/8) em uma manifestação em apoio aos editores que, segundo eles, foram demitidos por pressão do governo tailandês. Os editores demitidos afirmaram que o jornal estava em uma ‘era negra’ e enfrentava a pior censura em décadas.

Sermsuk Kasitipradit, editor responsável por matérias militares e de segurança nacional, foi despedido juntamente com o editor de notícias Chadin Thepawal. Kasitipradit afirmou que nunca havia enfrentado tanta pressão e interferência dos proprietários do jornal e do governo ao longo dos 22 anos de trabalho no Bangkok Post. Os dois editores foram considerados responsáveis pela publicação de uma matéria – supostamente falsa – publicada em agosto sobre fendas encontradas na pista de pouso e decolagem do novo aeroporto de Bangcoc, que está em construção e deve ser reaberto no próximo ano.

Kasitipradit admitiu o erro, mas disse que a demissão não era justificável e planeja abrir um inquérito no Tribunal do Trabalho da Tailândia. Ele teria obtido as informações de uma fonte antiga ligada ao governo que o teria enganado para sabotar o Bangkok Post. O governo declarou que há fendas apenas no acostamento da pista e que elas podem ser consertadas. David Armstrong, editor interino do jornal, alega que ‘o número de erros e mal-entendidos na condução da publicação da matéria foi tão grande que provocou uma ação que foi justificada e necessária. Um jornal responsável não pode tolerar falhas desta magnitude’.

Duas companhias responsáveis pela administração do aeroporto – do qual o governo é o acionista majoritário – abriram um processo contra o Bangkok Post e seus editores, mesmo tendo o jornal se retratado da notícia no dia seguinte. A pena máxima para difamação é de dois anos de prisão e multa de US$ 4.900.

Durante os últimos cinco anos do mandato do primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, jornalistas tailandeses reclamam constantemente da interferência do governo na liberdade de imprensa. Informações da AP [29/8/05].