Domingo, 22 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1055
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Destaque na primeira página

19/04/2011 na edição 638

Leitores gostaram da foto em destaque do prefeito de Washington, Vincent Gray, sendo preso na semana passada, na primeira página do Washington Post, comenta, em sua coluna [15/4/11], o ombudsman do diário, Patrick Pexton. No entanto, eles ficaram desapontados em ter de ler a matéria completa apenas na página A11, no meio do jornal.

A maior parte dos leitores que escreveu ou ligou para o ombudsman afirmou estar orgulhosa com o fato de o prefeito e seis membros do Conselho do Distrito de Columbia estarem dispostos a ir para a prisão em protesto a um acordo do orçamento federal que muitos residentes acreditam ter prejudicado o distrito e ter lhes lembrado sobre a pouca representação que têm no Congresso.

No entanto, em um dia de muitas notícias, com duas matérias de capa sobre o orçamento federal, outra sobre o Paquistão e a CIA e uma quarta sobre a instabilidade sísmica no Japão, a maioria dos leitores sentiu que a quinta matéria da capa, sobre leite achocolatado nas escolas, devia ter aparecido dentro do jornal ou ter sido segurada, dando lugar à matéria sobre a prisão. Para os leitores, o Post desrespeitou os esforços do prefeito ao colocar o texto na página A11.

Questão de equilíbrio

O que publicar na capa é uma das decisões-chave feitas diariamente no Post e toma grande parte das duas reuniões de pauta diárias. É sempre uma questão de equilibrar as pautas nacionais e locais, as notícias mais quentes e as de cotidiano, e as das regiões cobertas pelo jornal: Virgínia, Maryland e a capital.

A prisão do prefeito foi divulgada na capa por meio da foto e de uma legenda. ‘Busco sempre um equilíbrio na capa. Gastar mais de 2/3 da página com cobertura do orçamento não era justificável no dia. Quanto à matéria do achocolatado, era uma pequena matéria que eu acreditava atrair o interesse dos pais e, provavelmente, de crianças. Na realidade, foi uma das mais lidas na web, sendo replicada em outros sites’, disse Liz Spayd, chefe de redação.

O ombudsman afirma que, normalmente, prefere que haja uma matéria na capa com um tom mais light. Ele acredita, no entanto, que o momento não era ideal para se dar destaque à história sobre o leite achocolatado. A última vez que um prefeito de Washington foi preso por representação no Congresso e controle do orçamento local foi em agosto de 1993.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem