Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

ENTRE ASPAS > JORNAIS EM CRISE

Diários de Detroit anunciam mudanças

18/12/2008 na edição 516

A Detroit Media Partnership, que cuida das operações dos jornais Detroit Free Press e Detroit News, anunciou esta semana que pretende passar por uma remodelação por conta da crise que atinge a indústria. Entre os planos, estão reduzir a entrega dos jornais a assinantes a apenas três dias por semana e investir na versão online, e eliminar 9% da força de trabalho do grupo. Segundo David Hunke, publisher do Free Press, este número poderá ser menor, e não haverá cortes nas redações.


‘Estamos lutando pela nossa sobrevivência’, afirmou Hunke em uma coletiva de imprensa para anunciar as mudanças. ‘Estamos determinados não apenas a salvar, mas a repensar e reconstruir dois dos maiores jornais do país’. Com queda na circulação e a migração de leitores e anunciantes para a internet, diversas editoras americanas já reduziram os custos com entregas e impressão. Detroit é, até agora, a maior cidade americana a passar pelo processo. ‘Nossa decisão de limitar a entrega a três dias por semana reflete a realidade enfrentada pelos maiores mercados de jornais. A publicidade está em baixa e os custos estão subindo. Não podemos viver no passado’, ressaltou Hunke.


Queda


O Free Press, que pertence à Gannett, é o 20º maior jornal dos EUA, com circulação de 298 mil exemplares em dias de semana e o dobro disso aos domingos. O News, do MediaNews Group, tem circulação de 178 mil. Os dois jornais tiveram queda nas vendas no último ano – o Free Press teve queda de 6,8%, enquanto o News teve de 10%. A Detroit Media Partnership possui 2.151 funcionários. As mudanças terão início em março. O Free Press será entregue em dias considerados melhores para anúncios: quintas, sextas e domingos; enquanto o News – que já não tinha uma edição dominical – será entregue às quintas e sextas-feiras. Edições dos dois jornais serão vendidas nas bancas nos outros dias, e estarão disponíveis online, gratuitamente.


O jornal Daily Tribune, em Royal Oak, subúrbio de Detroit, reduziu sua versão impressa de seis a quatro dias por semana; o East Valley Tribune, perto de Phoenix, planeja reduzir este número de sete a quatro dias em 2009; o centenário Christian Science Monitor tornou-se, recentemente, o primeiro jornal de alcance nacional a abandonar a edição diária e se voltar às notícias online. Informações de Ed White [Associated Press, 16/12/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem