Quarta-feira, 20 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº991
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > AUSCHWITZ

Documentário leva à investigação de ex-soldado

22/02/2005 na edição 317

Documentário produzido pela BBC sobre o campo de concentração de Auschwitz levou um promotor público de Göttingen, na Alemanha, a iniciar investigação sobre crimes de guerra cometidos por um morador da cidade, hoje com 83 anos.

Hans Friedrich, um ex-soldado nazista, falou, em entrevista à emissora, sobre sua participação em execuções de judeus na cidade ucraniana de Ostrog, em 1941. Friedrich tinha apenas 19 anos. ‘Tente imaginar uma trincheira com várias pessoas em pé na borda e, atrás delas, soldados’, contou ele. ‘Nós éramos os soldados, e começamos a atirar. As pessoas que atingíamos caíam na trincheira’.

Depois da guerra, Friedrich se mudou para Göttingen, onde trabalhou como engenheiro. O depoimento do ex-soldado foi suficiente para que o promotor Dieter Apel abrisse uma investigação sobre o seu passado. Segundo ele, Friedrich nunca havia sido ligado a crimes de guerra.

O documentário Auschwitz, the Nazis and the Final Solution (Auschwitz, os Nazistas e a Solução Final) estreou na BBC2 no início deste ano – 60° aniversário da libertação do campo de concentração. Nele, são mostradas mais de 100 entrevistas com sobreviventes do campo e carrascos, muitos dos quais contaram pela primeira vez detalhes de suas experiências de guerra. Informações de Katy Duke [The Guardian, 14/2/05].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem