Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

MONITOR DA IMPRENSA > MÍDIA E SOLIDARIEDADE

Documentário Paper Clips liga cristãos a judeus

28/12/2004 na edição 309

Um grupo de estudantes cristãos de uma escola de Whitwell, no Tennessee, EUA, criou movimento de solidariedade aos 6 milhões de judeus mortos no Holocausto. O movimento, que consiste em coletar um clipe de papel para cada judeu morto, foi documentado e está sendo exibido em cinemas de Boston, Nova York, Los Angeles e Washington. Paper Clips deve ser distribuído em outros mercados no início de 2005.

Segundo Gary Strauss [USA Today, 23/12/04], o projeto foi inspirado no protesto silencioso da Noruega contra o tratamento dispensado aos judeus na Segunda Guerra: os participantes usavam clipes de papel nas roupas. Aos poucos o movimento ganhou espaço na mídia e recebeu mais de 35 mil cartas e mais de 32 milhões de clipes de papel.

Dois jornalistas alemães baseados nos EUA, Peter Schroeder e Dagmar Schroeder-Hildebrand, ajudaram a achar um vagão de trem que era usado para levar judeus aos campos de concentração. O documentário mostra a chegada do vagão ao Porto de Baltimore e seu transporte para o Tennessee dois dias antes do ataques de 11 de Setembro. O vagão foi restaurado com ajuda de voluntários, os clipes de papel recolhidos foram colocados nele e, agora, o monumento fica em frente à escola de Whitwell, servindo de ferramenta de ensino e memorial.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem