Sábado, 25 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

MONITOR DA IMPRENSA > AUSTRÁLIA

Documento encerra disputa de cobertura esportiva

31/03/2010 na edição 583

Grupos de mídia e entidades esportivas da Austrália assinaram, voluntariamente, um código de conduta com o objetivo de colocar fim a anos de disputa e boicotes por conta da cobertura de grandes eventos esportivos no país. A iniciativa, considerada a primeira no mundo, anula um número de restrições impostas por administrações esportivas que impediam que diversas agências de notícias cobrissem partidas de críquete e futebol.


Organizações de mídia que não concordavam com as restrições ao uso de imagens e notícias dos jogos na internet, incluindo as tentativas de limitar o número de atualizações e o uso em plataformas móveis, chegaram a boicotar vários eventos, considerando-as violação à liberdade de imprensa. O documento assinado esta semana teve o apoio das autoridades australianas. ‘O governo estava preocupado que isso afetasse de maneira adversa o acesso tradicional do público à cobertura de eventos esportivos’, afirmou o ministro das Comunicações, Stephen Conroy. O código garante que jornalistas trabalhem livremente em partidas e estabelece um comitê para resolver futuras controvérsias. As entidades esportivas ganharam a garantia de que os grupos de mídia não usarão fotos ou textos de eventos para propósitos comerciais.


Na opinião do ex-vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional, Kevan Gosper, que foi indicado para presidir o comitê de administração do código, o acordo teve um ‘resultado muito bom’. ‘As posições foram definidas apropriadamente, de modo que a mídia seja capaz de sustentar sua liberdade para enviar notícias e fotos ao público, e os órgãos esportivos reconheçam isto como de interesse deles também. Houve uma clara definição do que é uso comercial e do que é notícia’, declarou. Informações da AFP [30/03/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem