Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Dois jornalistas são seqüestrados em Gaza

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) emitiu um comunicado manifestando preocupação com a segurança de dois jornalistas estrangeiros em Gaza, seqüestrados por palestinos armados no dia 14/8.


Segundo fontes do CPJ [14/8/06], os funcionários Steve Centanni e Olaf Wiig, da Fox News Channel, foram vítimas de uma emboscada no centro da cidade de Gaza, dentro da van de imprensa.


De acordo com a Fox News, nenhum grupo assumiu a autoria do seqüestro até o dia 15/8. O Hamas, segundo fontes da emissora, pediu a imediata liberação dos jornalistas.


‘Esses repórteres possuem renome e estão em Gaza apenas para cumprir seus deveres de jornalistas’, disse o diretor-executivo da CPJ Joel Simon. ‘Estamos preocupados com a crescente onda de abdução de jornalistas em Gaza’. Sete outros jornalistas foram seqüestrados na região no último ano.


Seqüestros passados parecem ter sido obra de indivíduos ou grupos privados atrás de reféns estrangeiros como moeda de troca para a liberação de colegas ou parentes presos pela Autoridade Palestina.