Segunda-feira, 18 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº991
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > TWITTER

BBC restringe fluxo de notícias no microblog

14/02/2012 na edição 681

Jornalistas da BBC receberam, na semana passada, um alerta: não devem dar informações em primeira mão no Twitter antes de passar a notícia a seus colegas de redação, noticia John Plunkett [The Guardian, 8/2/12]. As novas regras, que valem para todos os repórteres, produtores e correspondentes da rede britânica, foram anunciadas depois da revelação de que a Sky News havia pedido a seus jornalistas que não divulguem informação vinda de usuários do Twitter que não forem funcionários da emissora.

O editor de mídias sociais da BBC, Chris Hamilton, reforçou que a rede reconhece o valor crescente do Twitter e de outras redes sociais como plataformas de conteúdo, ferramentas de apuração e um novo modo de engajar as pessoas. “Ser rápido com notícias de última hora é essencial à nossa missão. Mas temos claro que nossa primeira prioridade ainda é garantir que esta informação relevante chegue a nossos colegas da BBC e a todo o nosso público o mais rápido possível – e certamente não depois de estar no Twitter”, disse.

Regras

No site de editores da BBC, Hamilton afirmou que a rede está “constantemente revisando” as práticas para jornalistas. “Distribuímos normas de conduta para produtores, repórteres e correspondentes que dizem que, se há alguma notícia em primeira mão, exclusiva, ou algum tipo de atualização urgente de uma matéria, eles devem registrar no sistema da redação o mais rápido possível, para que a informação que possa ser vista e compartilhada por todos. Somos favorecidos por ter uma tecnologia que permite que nossos jornalistas transmitam texto simultaneamente aos nossos sistemas da redação e a suas contas no Twitter”.

Na opinião do repórter de tecnologia Rory Cellan-Jones, a BBC estava muito “nervosa” sobre o Twitter a princípio, mas chegou à conclusão de que as redes sociais podem ser “ferramentas brilhantes para emissoras, desde que se lembrem que as mesmas regras se aplicam como em qualquer outra forma de transmissão de notícias”.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem