Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > DIREITOS AUTORAIS

AP processa agência por uso de conteúdo não licenciado

21/02/2012 na edição 682

A Associated Press abriu processo contra a agência digital de notícias Meltwater News, acusando-a de infringir direitos autorais ao usar conteúdo não licenciado e a se negar a pagar as taxas de licenciamento da agência, noticia Josh Halliday [The Guardian, 14/2/12].

A AP, que se define como a maior agência de notícias do mundo, abriu a ação contra a Meltwater News em uma corte de Manhattan, e quer ser ressarcida pelos danos provocados pela agência digital. A Meltwater News permite que seus clientes monitorem notícias de última hora de todo o mundo, incluindo conteúdo da AP e de outras agências. Com sede na Noruega, a empresa tem um arquivo das matérias da AP desde 2007, que pode ser acessado por usuários. De acordo com Elizabeth McNamara, conselheira da AP, a agência perdeu negócios, pois alguns assinantes optaram por usar a Meltwater News.

Tom Curley, executivo-chefe da AP, acusou a Meltwater News de uso “parasitário” de conteúdo produzido por agências de notícias. “A Meltwater News é um serviço de distribuição parasitário que compete diretamente com as fontes de notícias tradicionais sem pagar taxas de licenciamento para cobrir os custos para criar tais matérias”, disse. “Há um impacto negativo significativo na habilidade da AP de continuar a fornecer matérias de alta qualidade”.

A Meltwater News defende-se e afirma que a AP não entendeu como seu serviço funciona e que está certa de ter respeitado a lei americana. “É uma pena que a AP não tenha buscado debater conosco antes de tomar este passo desnecessário. Convidamos a agência ao diálogo, para que possamos entender suas preocupações e eles possam entender precisamente como nosso serviço funciona. Respeitamos os direitos autorais e operamos um serviço complementar que direciona os usuários para os sites das editoras, como qualquer outro serviço de busca.”

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem