Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Governo limita programas estrangeiros na TV

21/02/2012 na edição 682

Emissoras de TV chinesas terão que limitar a exibição de séries estrangeiras, por ordem do governo, em mais uma tentativa de controlar a influência internacional no país comunista. A Administração Estatal de Rádio, Filmes e Televisão anunciou que nenhuma série estrangeira deve ser exibida durante o horário nobre (das 19h às 22h) e os programas internacionais não devem ultrapassar 25% da programação total diária.

As novas regras vêm em um ano politicamente sensível para a China, com uma mudança planejada de liderança – o presidente Hu Jintao deixa o cargo – e depois que Jintao afirmou que o Partido Comunista precisava ter um “controle maior sobre a cultura chinesa”. No começo de janeiro, ele disse a membros do partido que forças hostis estavam tentando ocidentalizar e dividir o país com sua influência cultural e que autoridades deveriam ficar atentos a tais esforços.

As observações de Jintao fazem parte de uma estratégia maior do partido de reforçar princípios socialistas em uma tentativa de conter pedidos de chineses liberais por “valores universais” como liberdade de expressão, que a mídia estatal geralmente descreve como conceitos ocidentais que não combinam com as circunstâncias chinesas.

Líderes chineses estão sob pressão de um público incomodado com a desigualdade de renda, corrupção e outras consequências do rápido crescimento econômico do país, e que ao mesmo tempo se sente confortável, pela crescente prosperidade, a usar mídias sociais para criticar o governo. Para competir com a influência ideológica, líderes do partido afirmaram que a China deve investir na produção de mais bens culturais, como livros, filmes e outras obras artísticas para atrair audiências chinesas e estrangeiras. Informações do Guardian [14/2/12].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem