Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

MONITOR DA IMPRENSA > ELEIÇÕES NO MÉXICO

Milhares protestam contra candidato queridinho da mídia

19/06/2012 na edição 699
Tradução e edição: Leticia Nunes

Milhares de pessoas compareceram a um protesto na Cidade do México, na semana passada, contra o candidato presidencial Enrique Peña Nieto. Os manifestantes – de ativistas da esquerda radical a estudantes – alegam que o favorito na disputa presidencial vem sendo beneficiado por uma cobertura midiática positiva. A passeata crítica a Peña Nieto teve início algumas horas antes do segundo e último debate entre os candidatos – a eleição ocorre no início de julho.

Há algumas semanas, o candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI) já havia sido vaiado durante uma visita a uma universidade. Partidários afirmaram, na ocasião, tratar-se de uma vaia armada pela oposição, que teria contratado manifestantes para se passar por alunos da universidade, mas os próprios estudantes postaram um vídeo na internet se identificando. Os jovens também têm feito bastante uso das redes sociais para criticar o que identificam como uma manipulação crônica da cobertura política pelas duas emissoras de TV – Televisa e TV Azteca – que controlam praticamente toda a programação aberta no país.

Mocinho de novela

“Queremos um presidente de verdade, não um ator de novelas”, dizia um dos cartazes no protesto na capital. Peña Nieto é visto pelos críticos como um jovem e bem apessoado político que construiu sua popularidade com a ajuda da imagem de “mocinho de novela” promovida pela Televisa. Em outro cartaz, a mensagem “A revolução não será televisionada” ressaltava a pouca cobertura recebida pelo movimento contrário ao candidato.

O PRI, que comandou o México por sete décadas, está há 12 anos fora do poder. A maior parte das pesquisas de opinião lista Peña Nieto com mais de 10 pontos à frente do segundo lugar, o candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador. Informações de Jo Tuckman [Guardian.co.uk, 10/6/12].

***

Leia também

As eleições e o poder da TV

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem