Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

YouTube lança canal de reportagem investigativa

O Centro para Reportagem Investigativa lançou um novo canal no YouTube, o The I Files, com o objetivo de se estabelecer como uma plataforma para os “melhores vídeos investigativos de todo o mundo”. O novo canal terá contribuições de organizações de mídia como BBC America e New York Times, assim como do canal público ITVS e de diversos repórteres independentes, informou o produtor sênior Stephen Talbot.

Os primeiros vídeos foram ao ar no dia 2/8. “Estamos trabalhando em parceria com a rede Investigative News Network e sua coalizão de 60 organizações de notícias sem fins lucrativos”, disse Talbot. O Centro para Reportagem Investigativa recebeu R$ 1,6 milhão da Knight Foundation para a iniciativa.

Segundo Talbot, o canal é um experimento, sendo incentivado pelo crescimento de vídeos online e estudos que mostram que há uma tendência de as pessoas buscarem o YouTube como fonte de notícia e informação. “O canal tem o potencial de criar impacto significativo ao engajar novas audiências com o valor da reportagem investigativa ao expor o que está acontecendo no mundo”, afirmou a coordenadora de interatividade do The I Files, Julia Chan. “Estas conexões irão ajudar a apoiar a rede e dar uma plataforma para videojornalistas menos conhecidos e com menos recursos”. O canal também terá um concurso com faculdades de jornalismo para incentivar universitários a enviarem seus próprios vídeos; os 10 melhores serão exibidos no YouTube. Informações de Rachel McAthy [Journalism.co.uk, 2/8/12].

***

Leia também

Novo tipo de jornalismo surge no YouTube, revela estudo