Domingo, 24 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

MONITOR DA IMPRENSA > THE I FILES

YouTube lança canal de reportagem investigativa

07/08/2012 na edição 706
Tradução: Larriza Thurler (edição de Leticia Nunes)

O Centro para Reportagem Investigativa lançou um novo canal no YouTube, o The I Files, com o objetivo de se estabelecer como uma plataforma para os “melhores vídeos investigativos de todo o mundo”. O novo canal terá contribuições de organizações de mídia como BBC America e New York Times, assim como do canal público ITVS e de diversos repórteres independentes, informou o produtor sênior Stephen Talbot.

Os primeiros vídeos foram ao ar no dia 2/8. “Estamos trabalhando em parceria com a rede Investigative News Network e sua coalizão de 60 organizações de notícias sem fins lucrativos”, disse Talbot. O Centro para Reportagem Investigativa recebeu R$ 1,6 milhão da Knight Foundation para a iniciativa.

Segundo Talbot, o canal é um experimento, sendo incentivado pelo crescimento de vídeos online e estudos que mostram que há uma tendência de as pessoas buscarem o YouTube como fonte de notícia e informação. “O canal tem o potencial de criar impacto significativo ao engajar novas audiências com o valor da reportagem investigativa ao expor o que está acontecendo no mundo”, afirmou a coordenadora de interatividade do The I Files, Julia Chan. “Estas conexões irão ajudar a apoiar a rede e dar uma plataforma para videojornalistas menos conhecidos e com menos recursos”. O canal também terá um concurso com faculdades de jornalismo para incentivar universitários a enviarem seus próprios vídeos; os 10 melhores serão exibidos no YouTube. Informações de Rachel McAthy [Journalism.co.uk, 2/8/12].

***

Leia também

Novo tipo de jornalismo surge no YouTube, revela estudo

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem