Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº959

MONITOR DA IMPRENSA > NEWS CORP

Grupo de Murdoch revisará controles internos anticorrupção

21/08/2012 na edição 708
Tradução: Larriza Thurler (edição de Leticia Nunes)

A News Corporation fará uma revisão dos controles anticorrupção em diversos braços editoriais, incluindo a News International, em Londres. Segundo o dono do grupo de mídia, o magnata Rupert Murdoch, a iniciativa não foi baseada em nenhuma “suspeita de mau procedimento por nenhuma unidade ou profissional em particular”. Ele afirmou à equipe, em um memorando, que o grupo abriu a investigação para cumprir com leis de suborno e corrupção e que ela teria como foco localidades específicas, como Londres, onde a News International publica os jornais The Sun, The Times e Sunday Times – e onde também era publicado o News of the World, fechado em 2011 depois do escândalo dos grampos telefônicos.

A sindicância interna anticorrupção na News International começou oficialmente em julho do ano passado, quando Tom Mockridge substituiu Rebekah Brooks no cargo de executivo-chefe da unidade. O inquérito acelerou quando Imogen Haddon assumiu o cargo de diretora jurídica em março último. A News Corporation também indicou dois profissionais em Nova York para supervisionar os procedimentos éticos da empresa: Gerson Zweifach e Lisa Fleischman.

A polícia metropolitana londrina já prendeu 14 jornalistas – funcionários e ex-funcionários do Sun – como parte de uma investigação sobre pagamentos a policiais e funcionários públicos em troca de informações. “Como todos sabem, nossa empresa está sob intensa investigação no Reino Unido. Eu garanti ao Parlamento e ao Inquérito Leveson que agiremos rápida e agressivamente para retificar maus procedimentos, cooperar com a lei e fortalecer nosso programa de ética no grupo. Com o apoio de nosso conselho de diretores, tenho o prazer de contar a todos que fizemos progresso em cada um desses passos importantes”, escreveu Murdoch no memorando. Informações de Josh Halliday [The Guardian, 15/8/12].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem