Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1016
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Ranking das notícias em 2012

24/12/2012 na edição 726

Segundo o Google, a matéria mais acessada de 2012 foi sobre o furacão Sandy, seguida pelas fotos de topless da duquesa de Cambridge Kate Middleton. O massacre de Newtown, em Connecticut, foi a número nove. O termo mais buscado foi “Whitney Houston” – a cantora morreu em fevereiro. As fontes de notícias mais buscadas foram a NBC; o blog Five Thirty Eight, de Nate Silver; e Chi, a revista italiana que publicou as fotos de Kate.

Já no YouTube, o vídeo mais acessado foi Gangnam Style, do sul-coreano Psy. No Facebook, as eleições americanas foram o evento mais discutido este ano, seguido pelo campeonato de futebol americano Super Bowl e pela morte da cantora Whitney Houston.

Eleições e tragédia

O Pew Research Center preparou uma linha do tempo com as 15 principais matérias do ano, desde o assassinato do adolescente negro Trayvon Martin ao massacre de Newtown. Confira a linha do tempo aqui.

De acordo com o Índice de Interesse de Notícias, que monitora as principais matérias em uma base semanal ao longo do ano, nos EUA, o interesse do público pelas notícias focou nos acontecimentos domésticos, com as eleições (a reeleição de Barack Obama foi acompanhada atentamente por 60% do público), o massacre em Newtown (por 57%) e o furacão Sandy (por 53%) no topo da lista. Outro tiroteio, o de Aurora, em julho, foi seguido por 48% do público.

Com exceção do ataque ao consulado americano na Líbia, em setembro, que foi um episódio muito debatido na campanha, nenhuma outra matéria internacional ficou na lista. Isso contrastou com o ano passado, quando matérias internacionais atraíram atenção do público, como o terremoto e tsunami no Japão, o assassinato de Osama bin Laden e os protestos da Primavera Árabe. Este ano, a violência política na Síria e a crise na Europa, por exemplo, nunca ultrapassaram os 20% de atenção do público. Informações de Andrew Beaujon [Poynter, 20/12/12] e do Pew Research Center [20/12/12].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem