Sábado, 17 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1050
Menu

ENTRE ASPAS >

Edição falsa do FT distribuída em Londres

27/03/2009 na edição 530

A poucos dias da cúpula do G20, em Londres, manifestantes anti-capitalismo publicaram, nesta sexta-feira (27/3), uma edição falsa do Financial Times, com notícias de brincadeira sobre o Reino Unido e o mundo. A edição de 12 páginas parodiou o slogan do jornal, ‘We Live in Financial Times‘ (nós vivemos em tempos financeiros, em tradução literal) com a frase ‘We live on Financial Crimes’ (nós vivemos de crimes financeiros). Os exemplares foram distribuídos na movimentada estação londrina de Waterloo.


Uma declaração entregue junto ao jornal dizia que ‘dezenas de milhares de cópias foram impressas’. A edição falsa foi idealizada por Raoul Djukanovic, que se diz ‘ex-jornalista’. ‘Eu acho que [o jornal] serve para encorajar os jornalistas a pensar no que podem fazer para promover soluções construtivas. É trabalho deles sustentar fatos, e não opiniões, mas muito do que é noticiado como fato é na verdade opinião de pessoas poderosas. Se o primeiro-ministro diz algo, é notícia. Se eu digo algo, não é’, afirmou.


Djukanovic diz que bolou o conteúdo junto com um parceiro não identificado. ‘Nós trocamos as idéias na internet. Eu fiz as matérias e ele fez as piadas. Trabalhamos nisso em nosso tempo livre. Nem nos encontramos pessoalmente’. O projeto custou menos de 10 mil libras e foi financiado em parte por doações feitas pela internet. A distribuição foi feita por voluntários. O jornal ganhou também uma versão online. Informações de Stephen Brook [Guardian.co.uk, 27/3/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem