Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Editor crítico ao governo vai a julgamento

09/10/2008 na edição 506

Teve início, esta semana, o julgamento do jornalista malaio Raja Petra Raja Kamaruddin, editor do sítio crítico ao governo Malaysia Today, um dos mais populares do país. Kamaruddin é acusado de sedição por sugerir que o vice-primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, estaria envolvido no assassinato de uma tradutora da Mongólia. O jornalista, que compareceu ao tribunal algemado, de chinelos e barba por fazer, declarou-se inocente. Ele já estava preso desde 12/9, acusado de divulgar artigos que estimulavam tensões raciais no país multiétnico, com base em uma lei que permite a detenção por prazo indeterminado.


O julgamento se refere a um artigo publicado por Kamaruddin em abril, intitulado ‘Vamos enviar os assassinos de Altantuya Shaariibuu para o inferno’. A matéria sugeriria que Razak e sua esposa, Rosmah Mansor, estariam envolvidos no assassinato da mongol Altantuya Shaariibuu, em 2006. Ambos negam envolvimento no crime. Dois policiais foram acusados de matar a jovem e destruir seu corpo com explosivos. Abdul Razak Baginda, amigo de Najib, é acusado de ser o mandante do assassinato; ele estaria sendo chantageado depois de romper um caso amoroso que mantinha com a vítima. Os três serão julgados em breve.


‘Eles o estão punindo duas vezes’, desabafou a mulher de Kamaruddin, Marina, no tribunal. Críticos acreditam que as acusações contra o editor não passam de uma tentativa do governo de manipular o judiciário para censurar a mídia. Autoridades estimam que haja mais de 700 blogueiros malaios ativos na rede com páginas que tratam de questões políticas e sociais. Sítios como o Malaysia Today tornaram-se, nos últimos anos, uma importante ferramenta de crítica ao governo, já que a imprensa tradicional é controlada ou ligada a partidos políticos. Se condenado, Kamaruddin pode vir a enfrentar três anos de prisão. Informações de Julia Zarpei [Associated Press, 6/10/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem