Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Editor deixa revista e assume faculdade

O editor-chefe da revista Business Week, Stephen B. Shepard, foi eleito por unanimidade para o posto de decano da nova escola de graduação em jornalismo da Universidade Municipal de Nova York (CUNY), em 30/11. A nova escola será inaugurada em agosto de 2006 com cerca de 50 estudantes, e gradualmente ampliará suas vagas para 200.

Karen W. Arenson [The New York Times, 30/11/04] noticiou que Shepard espera que a escola ajude a melhorar o acesso às minorias de estudantes e imigrantes ao jornalismo e que decidir a duração do novo curso é a questão principal a ser pensada no momento – outros cursos de jornalismo nos EUA duram de um a dois anos. Para ele, um programa curto seria menos custoso para os alunos, porém um programa mais longo poderia oferecer mais tempo para cobrir as novas mídias, assim como o jornalismo tradicional, televisão e rádio. Além disso, poderia aprofundar áreas específicas como ciências, urbanização e artes. Ele disse que ética e legislação em jornalismo também seriam importantes para a grade curricular.

Shepard deve se mudar para a CUNY no final de março. Ele escreveu uma carta aos funcionários da Business Week dizendo que se tratava de uma boa oportunidade para ele e que deixar a revista vai ser difícil, mas que o novo trabalho combina três fatores que preza: jornalismo, educação pública e a cidade de Nova York. Enquanto isso, segundo Paul Colford [New York Daily News, 30/11/04], os membros da revista estão ansiosos para saber quem será o novo editor. Shepard anunciou que indicou vários sucessores possíveis e que o escolhido será apresentado em breve. O mais provável é que o editor Mark Morrison, que trabalha na revista há três décadas, assuma o posto. A lista de possibilidades, porém, inclui nomes como Joyce Barnathan, uma das quarto editoras assistentes, John Byrne, que deixou a Business Week no ano passado para se tornar editor-chefe da revista de negócios Fast Company, e Stephen Adler, vice-editor geral do Wall Street Journal.