Segunda-feira, 18 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº991
Menu

ENTRE ASPAS > RÚSSIA

Editor investigado por piada sobre Putin

26/05/2006 na edição 382

Promotores russos investigam um jornalista que fez piada com o presidente Vladimir Putin. Vladimir Rakhmankov, editor do jornal online Kursiv, da cidade de Ivanovo, publicou artigo zombando a proposta de Putin de pagar a mulheres russas para que elas tenham mais filhos.


O anúncio foi feito durante discurso do presidente, que pediu por incentivos econômicos para aumentar o número de nascimentos no país. O sítio de Rakhmankov foi tirado da rede, mas, segundo reportagens da mídia local, o artigo sugeria que os animais no zoológico também aumentassem os acasalamentos, para cumprir o pedido de Putin.


Insultos


Um dos promotores afirmou que a investigação foi aberta porque o texto do jornalista continha expressões e frases que insultavam o presidente. Se condenado sob acusação de insultar uma autoridade, Rakhmankov pode vir a enfrentar pena de 12 meses de trabalho corretivo ou optar por uma multa. Ele já foi intimado a depor.


Desde que assumiu a Presidência, há seis anos, Putin tem colocado rédeas curtas em canais independentes de televisão e outros veículos de comunicação russos. Críticos acusam o governo de restringir a liberdade de expressão no país. ‘Este caso ilustra a extensão dos abusos das autoridades para silenciar vozes críticas’, afirma Ann Cooper, chefe do Comitê para a Proteção dos Jornalistas. Informações da Associated Press [24/5/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem