Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

ENTRE ASPAS > CHINA

Editor renuncia após fraude fotográfica

21/02/2008 na edição 473

O editor-chefe do jornal chinês Daqing Evening News, Wang Zhongyi, renunciou ao cargo depois que foi descoberto que um de seus fotógrafos forjou a foto vencedora do concurso das ’10 fotos jornalísticas mais impressionantes de 2006′, promovido pela emissora estatal China Central Television. Liu Weiqiang teria feito, supostamente, o registro fotográfico de 20 antílopes na ferrovia Qinghai-Tibet, aberta em julho de 2006, que recebeu críticas por invadir áreas ambientais e por aumentar a imigração chinesa da etnia Han ao Tibet.


A cena foi reproduzida em diversas publicações e espalhou-se pela internet. Weiqiang admitiu que alterou a imagem após o sítio Xitek ter revelado, no início de fevereiro, uma falha na foto e ter argumentado que os antílopes estavam calmos demais na situação em que se encontravam: com um trem atrás deles. O jornal publicou um pedido de desculpas por não ter supervisionado devidamente o fotógrafo; logo depois, Zhongyi pediu demissão. O fotógrafo também teria reconhecido o erro. ‘Não tenho mais motivos para continuar minha carreira’, afirmou.


Extinção


Este é o segundo caso envolvendo falsificação de fotos de espécies em extinção na China nos últimos meses. Em outubro de 2007, o fazendeiro Zhou Zhenglong forjou imagens de um tigre que, segundo ele, estava em uma floresta próxima a sua casa, na província de Shaanxi. Uma autoridade florestal da região chegou a afirmar que as fotografias provavam que o tigre – que pertence a uma subespécie extinta – ainda vivia no mundo selvagem.


Internautas acusaram o fazendeiro de manipular as fotos e as autoridades locais de usarem as imagens para atrair turistas. O departamento florestal pediu desculpas por ter divulgado as fotos sem ter tomado os procedimentos devidos, mas não comentou nada sobre sua autenticidade. Informações de Jason Subler [Reuters,18/2/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem