Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MONITOR DA IMPRENSA > VIETNÃ

Editores afastados de jornais pró-reforma

07/01/2009 na edição 519

As autoridades vietnamitas afastaram, no fim de 2008, dois editores dos dois maiores jornais pró-reforma do país de seus cargos. As demissões ocorrem pouco mais de dois meses depois de repórteres dos diários – Thanh Nien e Tuoi Tre – terem ido a julgamento por causa da cobertura de um escândalo de corrupção governamental. O governo do Vietnã tem endurecido as restrições à cobertura jornalística.


Segundo o jornalista Giang Nguyen, do serviço vietnamita da BBC, a saída de Nguyen Cong Khe e Le Hoang foi um grande choque para os funcionários dos dois jornais. Ele afirma que os dois repórteres levados a julgamento, Nguyen Viet Chien e Nguyen Van Hai, parecem ter sido vítimas de uma nova política do Partido Comunista para aumentar o controle sobre o fluxo de informações no país. Outros dois jornais também tiveram editores demitidos no fim do ano. Dois meses antes, o jornalista veterano Ly Tien Dzung, que editava o jornal Dai Doan Ket, foi ‘punido’ e demitido por publicar uma carta crítica às ações do governo sobre um projeto de construção pública.


Legislação


Também recentemente, Luu Vu Hai, diretor da Agência Administrativa de Rádio, Televisão e Informação Eletrônica, sugeriu a necessidade de criação de uma nova base legal para questões midiáticas. ‘Todo país tem sua própria lei, e todos os setores devem seguir as leis para garantir os benefícios sociais’, declarou.


Uma nova lei já proíbe que blogueiros discutam assuntos ‘politicamente sensíveis’ e exige que todos os jornalistas revelem suas fontes de informação. Os que violarem a regra podem enfrentar multas de até 12 mil dólares e 12 anos de prisão. Curiosamente, o governo encoraja o uso da internet em um esforço para modernizar a economia vietnamita e implementar a eficiência dos serviços. Informações da BBC News [2/1/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem