Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Em novo momento, telejornais acirram rivalidade

A competição entre os principais telejornais americanos fica cada vez mais acirrada. Com o fim da era dos grandes âncoras, como Peter Jennings, Dan Rather e Tom Brokaw, os noticiários das grandes redes abertas de TV dos EUA passam por um período de transição e remodelação de seus formatos.

O World News Tonight, da ABC, ultrapassou em audiência do Nightly News, da NBC, há duas semanas. Foi a primeira vez que o telejornal que ocupa o segundo lugar nos índices de audiência ficou na primeira posição desde a semana após a morte de Peter Jennings, em agosto de 2005.

Vitória simbólica

A vitória do World News Tonight, com média de 7.34 milhões de telespectadores sobre média de 7.22 milhões do telejornal da NBC, foi considerada mais simbólica do que substancial, observa Matea Gold, em artigo no Los Angeles Times [12/7/06].

O motivo é que a semana em questão foi incomum, já que, em função das comemorações do feriado de quatro de julho, o Nielsen Media Research, instituto que mede as audiências das emissoras americanas, computou apenas os números das transmissões entre quarta e sexta-feira.

Neste período, enquanto o jornal da NBC estava com Brian Williams, seu apresentador usual, os âncoras da ABC e da CBS – Charles Gibson e Bob Schieffer, respectivamente – tiveram folga, e foram substituídos por Diane Sawyer e Harry Smith.

Queda de audiência

Esta breve vitória da ABC vem em um momento de crescimento da competição dos noticiários noturnos – competição que deverá aumentar ainda mais nos próximos meses, quando a apresentadora Katie Couric faz sua alardeada estréia como âncora da CBS.

Outro fator que tem aumentado a rivalidade é a queda na audiência das redes. A líder NBC perdeu 590 mil telespectadores nos últimos meses, apresentando queda de 6%; enquanto a ABC perdeu 875 mil, com queda de 9,5%. O World News Tonight, entretanto, tem apresentado sinais de crescimento desde que Gibson foi indicado para o comando do jornal, no fim de maio. Nas últimas quatro semanas, a ABC tem atraído o maior número de telespectadores entre 25 e 54 anos – faixa preferida dos anunciantes.

A CBS, terceiro lugar entre as grandes, é a única que teve aumento de audiência nos últimos meses – 4%, com cerca de 281 mil novos telespectadores.