Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Empresas processam Google por propaganda desleal

Diversas empresas, da gigante seguradora americana Geico à grife francesa Louis Vuitton, estão entrando com processos contra o buscador Google por causa de anúncios de concorrentes associados às suas marcas registradas. Em abril, o Google relaxou suas regras de venda de publicidade nos EUA e Canadá, permitindo que uma empresa fizesse propaganda vinculada a marcas de terceiros. Assim, a Pepsi poderia, por exemplo, pagar para que aparecesse uma propaganda sua sempre que um usuário fizesse uma pesquisa por ‘Coca-Cola’. As empresas queixosas argumentam que essa prática infringe os direitos de propriedade sobre suas marcas. Representantes do Google disseram à Securities and Exchange Comission, autoridade securitária americana, que sua política de publicidade foi mudada para oferecer ‘anúncios mais úteis’ aos usuários. Segundo The Washington Post [26/5/04], o mecanismo de busca faturou US$ 1 bilhão com publicidade em 2003.