Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1013
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Envelopes com ameaças assustam mídia americana

06/11/2008 na edição 510

O FBI passou a alertar veículos de comunicação sobre os cuidados com correspondências depois que um homem foi preso na Califórnia, no fim de outubro, sob suspeita de ter enviado mais de 100 cartas para jornais e emissoras de TV. Marc M. Keyser, de 66 anos, teria enviado cerca de 120 envelopes contendo um CD e um pacote de açúcar etiquetado ‘amostra de antraz’, junto com um símbolo de ameaça biológica. O CD tinha como título ‘Antraz: Choque & Terror’. Testadas, as substâncias revelaram-se inofensivas.


Segundo o agente do FBI Steve Dupre, a prisão de Keyser não tem relação com outra série recente de correspondências suspeitas enviadas a instituições financeiras. Esta última investigação teve início depois que a revista The Atlantic recebeu uma das cartas com o CD. Um dia depois, o jornal Charlotte Observer, na Carolina do Norte, também recebeu um envelope. Na mesma semana, a redação do Seattle Post-Intelligencer chegou a ser esvaziada depois que um editor abriu um dos pacotes.


O Seattle Times também reportou ter recebido a correspondência suspeita. Pelo menos uma estação de TV de Sacramento, onde mora Keynes, recebeu um dos envelopes, que também foram enviados ao jornal San Diego Union-Tribune, ao gabinete do congressista republicano George Radanovich e a uma lanchonete McDonalds, também em Sacramento. Alguns dos envelopes continham o endereço do remetente.


Um dia depois da prisão de Keyser, os jornais Star Tribune of Minneapolis e Boston Herald também receberam cartas. No CD enviado ao diário de Minneapolis havia uma foto do ex-secretário de Estado americano Colin Powell. Desde então, outras publicações também receberam novos envelopes. Keyser era investigado há anos por enviar milhares de cartas falsas para diversas cidades da Califórnia alertando para o risco de uma epidemia de Aids. Informações de Sudhin Thanawala [AP, 30 e 31/10/08].


 

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem