Quarta-feira, 23 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

ENTRE ASPAS > CHINA

Equipe de TV belga sofre ataque no interior

02/12/2008 na edição 514

O jornalista belga Tom Van de Weghe e sua equipe da emissora pública VRT foram atacados e espancados na China quando faziam uma reportagem sobre Aids, na semana passada (27/11). Segundo um porta-voz do canal, o incidente ocorreu logo após a equipe entrevistar representantes de grupos de Aids. Os membros da VRT, segundo um porta-voz da emissora, teriam sido espancados e roubados por 12 homens recrutados por autoridades da província central de Henan. Foram levados dinheiro e equipamentos.

Um ano antes das Olimpíadas de Pequim, realizadas em agosto passado, o governo da China prometeu ampliar a liberdade de imprensa e de trânsito no país para veículos de comunicação estrangeiros. Apesar de ter reforçado esta promessa após os Jogos, muitos jornalistas ainda reclamam de sofrer intimidação e ataques ao tentar reportar em províncias chinesas. No início do ano, uma equipe do programa 60 Minutes, da emissora americana CBS, foi atacada quando tentava filmar uma instalação de queima de lixo tóxico na cidade de Shenzhen.

Informação

A Aids é um problema que assusta o país, e organizações internacionais tentam evitar que a censura impeça o fluxo de informações sobre a doença e agrave ainda mais a situação. O Yahoo! China e o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas têm um projeto para inserir em sistemas de busca online informações de prevenção contra o HIV, para que os 210 milhões de internautas chineses as encontrem mesmo se não estiverem procurando diretamente por elas. Se um usuário pesquisa no portal Yahoo pelos termos ‘sexo’, ‘pornô’, ou ‘gay’, o espaço de anúncios irá perguntar ‘você sabe algo sobre HIV?’. Informações de Jonathan Landreth [Reuters/Hollywood Reporter, 29/11/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem