Domingo, 27 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

ENTRE ASPAS > QUARENTONA

Equipe que criou a internet comemora aniversário da rede

03/11/2009 na edição 562

Leonard Kleinrock, professor de Ciência da Computação da Universidade de Los Angeles (UCLA), comemorou o 40º aniversário da internet na semana passada com parte da equipe que trabalhou com ele em 1969. Há 40 anos, Kleinrock enviou uma mensagem de seu computador na UCLA para outro que se localizava no Instituto de Pesquisa de Stanford, nos EUA, na antiga rede arpanet, predecessora da internet – o marco seria considerado posteriormente o nascimento da web. ‘É o 40º ano desde que o bebê internet falou pela primeira vez’, diz o professor. A primeira mensagem foi apenas ‘LO’, pois o sistema caiu quando Kleinrock escrevia ‘Login’.

Na comemoração, os presentes relembraram o passado da rede e debateram seu futuro. ‘Há uma controvérsia constante sobre onde estamos e para onde vamos’, afirmou Ariana Huffington, co-fundadora do site de notícias Huffington Post. ‘Este questionamento não é apenas sobre a internet, é sobre o nosso tempo’. Ariana participou de um debate com Kleinrock e com o diretor da Social Brain Foundation, Isaac Mao, sobre o poder que a internet dá a jornalistas-cidadãos. ‘A rede é um elemento democratizador; todos têm uma voz equivalente. Não há volta neste ponto. Não podemos desligar. A era da internet está aqui’, opinou Kleinrock.

Há quatro décadas, ele e sua equipe nunca imaginaram que poderiam existir ferramentas como Facebook, Twitter ou YouTube – e muito menos o lado obscuro da rede, como spam, pedofilia e software maliciosos. ‘Como adolescente, a internet está se comportando mal. A questão é quando vai crescer e superar este período’, ressaltou o professor. Informações da AFP [30/10/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem