Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

ENTRE ASPAS > BOA AÇÃO EM NY

Escolas de jornalismo recebem doação milionária

17/10/2005 na edição 351

Membros da família de Arthur Ochs Sulzberger, ex-publisher do New York Times, farão uma doação milionária para as escolas de jornalismo da Universidade de Colúmbia e da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY, sigla me inglês), em homenagem a ele. Cada escola receberá US$ 4 milhões das irmãs de Sulzberger, Marian, Ruth e Judith. Segundo elas, a doação será feita ‘em agradecimento a tudo o que Punch fez por sua família, pelo New York Times e pelo jornalismo americano em três décadas’. Punch é o apelido do ex-publisher, que as irmãs definem como um ‘corajoso exemplo de sucesso’.

Treinamento de executivos

A Escola de Jornalismo de Colúmbia usará o presente para criar um programa de treinamento avançado de gerenciamento para executivos que trabalham em organizações jornalísticas. O Programa Sulzberger, como será chamado, terá como objetivo dar aos executivos dos departamentos editorial e financeiro de empresas de mídia experiências e conhecimentos sobre o trabalho dos outros.

Segundo o reitor da escola, Nicholas Lemann, jornalistas são comumente colocados em postos administrativos sem nenhum tipo de treinamento, e administradores em organizações de notícias também não aprendem as particularidades deste tipo de negócio. ‘Trabalhando juntas durante um ano, estas pessoas poderão pensar juntas sobre o futuro de uma indústria que hoje enfrenta uma série de desafios’, completou.

Bolsas de estudo

Já a escola da CUNY, que será aberta apenas no ano que vem, usará o dinheiro doado para financiar 20 bolsas de estudo por ano. Os estudantes beneficiados pela doação serão chamado de Bolsistas Punch Sulzberger. O reitor, Stephen B. Shepard, afirmou que o presente irá permitir que ‘estudantes cujas finanças não combinam com seus grandes talentos entrem no jornalismo’. A escola tem como meta atrair membros de minorias e imigrantes para a profissão. ‘Esta é uma grande ajuda para a nossa missão’, completou o reitor.

Arthur Ochs Sulzberger, hoje com 79 anos, foi publisher do Times entre 1963 e 1992 e presidente da New York Times Company até 1997. Atualmente, é presidente emérito da companhia. Informações de Karen W. Arenson [The New York Times, 9/10/05].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem