Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Esquire é destaque no ‘Oscar das revistas’

A revista masculina Esquire foi o destaque da noite de entrega dos National Magazine Awards, prêmios considerados equivalentes ao Oscar da indústria editorial americana. A publicação ganhou nas categorias perfil, resenha e crítica, design e ficção. The New Yorker, revista que costuma levar muitos National Magazine Awards, faturou apenas três este ano. Ambas pertencem à editora Condé-Nast. A premiação, realizada na semana passada no famoso hotel Waldorf-Astoria, em Nova York, contou com a inusitada presença da rainha das prendas domésticas Martha Stewart, que está cada vez mais enrolada com a justiça por mentir sobre uma transação de ações, mas ainda assim quis ver pessoalmente se sua revista, Martha Stewart Living, levaria algum dos dois prêmios para que foi indicada. Não levou, segundo informa a Reuters [5/5/04].



Gene Roberts ajuda a salvar publicações de crítica de mídia

O lendário jornalista americano Gene Roberts, que, como editor do Philadelphia Inquirer, ajudou o jornal a faturar 17 prêmios Pulitzer em 18 anos, reuniu um grupo de poderosos da mídia americana para ajudar a salvar as duas principais publicações de crítica de jornalismo dos EUA, American Journalism Review (AJR) e Columbia Journalism Review (CJR), editadas, respectivamente, pelas universidades de Maryland e Colúmbia. Com tiragens de 25 mil e 22 mil exemplares, elas enfrentam problemas econômicos. O AJR tem prejuízo anual de US$ 350 mil. Por causa disso, teve de reduzir suas edições de 10 para seis ao ano. O CJR já saía apenas a cada bimestre, e ainda assim terá de demitir um de seus funcionários em breve. Segundo a Editor & Publisher [6/5/04], o comitê liderado por Roberts – que inclui 22 figurões da estatura de Norman Pearlstine, editor-chefe da editora Time, e Matt Winkler, editor-chefe de notícias da Bloomberg – conseguiu arrecadar US$ 350 mil em doações, além de 4 mil novas assinaturas para o AJR. A meta é, em cinco anos, conseguir 8 mil assinaturas para cada revista, além de US$ 5 milhões em patrocínio e doações.