Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Estariam os internautas cansados do Facebook?

 

Em seu relatório anual, divulgado na semana passada, o Facebook adotou um tom pessimista: “Acreditamos que alguns de nossos usuários, particularmente os jovens, estão se ocupando ativamente com outros produtos e serviços similares, ou substitutos, ao Facebook”. Um novo estudo do Pew Internet and American Life Project sugere que a situação realmente não é das melhores.

De acordo com o estudo, 61% dos membros do Facebook já deixaram de usar a rede social por semanas seguidas – em alguns casos, a ausência durou meses. As razões para isso são, no mínimo, previsíveis: 21% dos entrevistados disseram que estão ocupados demais e não têm muito tempo para o site; 10% afirmaram não estar interessados ou não gostar do Facebook; para outros 10%, frequentar a rede social é simplesmente “perda de tempo”. Ainda apareceram reclamações sobre a falta de conteúdo interessante (10%) e o excesso de fofoca ou “drama” (9%). Alguns usuários disseram que deixaram de usar o Facebook porque acharam que estavam passando tempo demais no site (8%).

Entre as respostas mais inusitadas dos pesquisados, apareceram frases como “eu estava cansado dos comentários idiotas”, “eu tinha amigos malucos, não queria que entrassem em contato comigo” e “as pessoas estavam postando o que comiam no jantar”.

Entre os internautas de 30 a 49 anos, 34% disseram que o uso do Facebook diminuiu ao longo de um dia normal. Este número sobe para 42% entre os usuários de 18 a 29 anos. Neste mesmo grupo, 38% afirmaram que pretendem passar menos tempo no Facebook em 2013.

Foram entrevistados, por telefone, 1.006 americanos entre os dias 13 e 16 de dezembro de 2012.