Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Estudo sugere que jornalistas repensem relação com anunciantes

A Universidade da Columbia, nos EUA, divulgou esta semana um estudo de 139 páginas sobre a indústria das notícias digitais. Nele, sugere que jornalistas devem mudar seu relacionamento com os anunciantes. ‘Não estamos sugerindo que repórteres sigam ordens de anunciantes’, diz Bill Grueskin, coautor da pesquisa. ‘E sim que os jornalistas tenham uma maior compreensão de por que tantos dólares da publicidade deixaram o mercado das notícias tradicionais’.


O estudo recomenda que os jornalistas entendam que os anunciantes agora atingem seus clientes através das mídias sociais, anúncios em novas plataformas e ferramentas para otimização de sites (SEO). Além disso, os pesquisadores afirmam que grandes organizações de mídia deveriam considerar criar ou recriar equipes digitais separadas, focadas especialmente no lado comercial.


Eles acreditam, ainda, que é preciso apostar nas prospecções de assinaturas para acesso móvel. ‘Se as editoras esperam realmente acabar com o ‘pecado original’ de oferecer conteúdo online de graça, elas devem estar mais bem posicionadas para cobrar assinaturas não somente nos sites, mas também nos aplicativos para aparelhos móveis’. Informações de Jim Romenesko [Poynter, 10/5/11].